terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Νενικήκαμεν - A história da Maratona

Segundo a lenda, a Maratona se originou de uma viagem do mensageiro grego Pheidíppides em 490 a.C.
 
Quando um grande exército persa desembarcou na cidade grega de Marathónas, com a intenção de entrar em Atenas para dominá-la, os atenienses enviaram Pheidíppides para buscar ajuda. Pheidíppides correu cerca de 240 Km em dois dias até Esparta e de volta à cidade de Marathónas.

Quando ele chegou em
Marathónas, no entanto, os gregos já haviam vencido a batalha e então Pheidíppides
correu de volta até Atenas para anunciar a vitória. Quando chegou à cidade, ele gritou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha), e então caiu morto.

Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da Maratona e a lenda continua viva até os dias de hoje.


Em 1896, durante os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Pheidíppides foi homenageado com a criação da prova. No início, a distância a ser percorrida era de cerca de 40 km, a mesma que separava Marathónas de Atenas.

Já em 1908, a Maratona Olímpica, realizada em Londres, havia sido definida para 26 milhas (41,6 Km) , no entanto a rainha Vitória solicitou que a linha de chegada fosse movida para que a Maratona passasse no jardim do Castelo Windsor e ela pudesse ver, a partir do conforto de sua casa real, os corredores terminarem a prova. 

O comitê organizador aferiu a distância total em 42,195 Km, que continua até hoje.

Um comentário:

  1. Legal Alessandro é uma boa história.
    Em junho vou fazer minha primeira Maratona e espero conseguir vencer esses 42,195.
    Abraços
    Murilo Grossi
    http://maratona2011.blogspot.com/
    www.cadarlastic.com

    ResponderExcluir

Sua opinião, dica ou qualquer outro comentário é muito importante para tornar esse blog vivo. Valeu pela visita! Alessandro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...