sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Os 10 mandamentos para começar a correr – parte 3/3

Finalmente publico os últimos mandamentos para começar a correr.

Todos os aspectos abordados de maneira rápida pelo Rubens Romualdo são importantes e serão temas de posts específicos ao longo do ano aqui no blog.


8 – Conheça seu corpo - É muito importante que você aprenda a conhecer os seus limites, isto leva tempo e treinamento. Uma das piores coisas para um corredor é acabar um treino achando que poderia ter dado mais, ou não conseguir acabá-lo, por ter se esforçado muito no começo.
9 – Convívio com a dor – Não me lembro, desde quando comecei a treinar, ter passado uma semana que seja sem sentir algum tipo de dor. Nesta hora é importante que saibamos avaliá-las, pois muitas vezes são dores musculares e a cura está simplesmente no descanso da musculatura envolvida. Por isso é importante que comunique seu treinador sobre qualquer tipo de desconforto que esteja interferindo em seus treinos, para que juntos possam achar a melhor maneira de resolver estes problemas. (nota do blog: ao contrário do autor, tenho dúvidas sobre a necessidade de se conviver com a dor.)
10 – Treinos Complementares – Para ajudar no seu desempenho na corrida, existem outras atividades que são importantes, como a musculação, natação, bike e alongamentos. Não é necessário que você encaixe todas estas atividades em seu treinamento, mas o fato é que não existe uma atividade completa, ou seja, que envolva todos os grupos musculares. Então se você ficar só na corrida estará deixando de estimular partes de seu corpo, logo é importante montar suas planilhas de treinamento deixando tempo para os treinos complementares.
Autor: Rubens Romualdo
Coordenador Técnico e Personal Trainer
Fonte:
www.marcospauloreis.net

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os 10 mandamentos para começar a correr – parte 2/3

Continuando com o post anterior, seguem mais 4 importantes mandamentos.

São dicas básicas, mas que vão ajudar muito aqueles que querem começar a correr com segurança, qualidade e muito prazer.


4 – Treinamento – Ter um bom treinamento é uma das partes mais importantes para um corredor. Caso você não tenha noção de corrida, procure alguém para ajudá-lo a montar seu treino, de acordo com seu objetivo e disponibilidade. Correr por correr, apenas aumentando a distância e o tempo de corrida, trará benefícios no começo, mas depois você atingirá um platô e não conseguirá quebrá-lo, além de estar sujeito a uma série de lesões relacionadas à corrida.
5 – Sono – Esta é uma variável importante de seu treinamento, sendo indispensável que tenhamos de 6 a 8 horas de sono diários. Procure deixar festas e jantares para os dias que antecedam os seus dias de folga na planilha.
6 – Alimentação - Muitas vezes as pessoas dizem que estão seguindo a planilha, mas não estão tendo melhoras e ainda estão desmotivadas para seus treinos. Na maioria das vezes, corrigimos estes aspectos melhorando a alimentação da pessoa. Procure um nutricionista para que ele possa prescrever uma alimentação que se encaixe a suas necessidades. 
7 – Vestimentas – Este é um aspecto interessante da corrida, é uma variável que torna este esporte mais viável para as pessoas, ou seja, não é preciso ter o melhor tênis ou o melhor calção e camiseta. Basta ter bom senso e procurar vestir roupas leves e um tênis que se encaixe com o seu tipo de pisada e também com o seu peso. Procure uma loja especializada e fuja dos produtos pirateados, pois o barato poderá sair muito caro.
Autor: Rubens Romualdo
Coordenador Técnico e Personal Trainer
Fonte:
www.marcospauloreis.net

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os 10 mandamentos para começar a correr – parte 1/3

Li esse texto do personal trainer especialista em corrida Rubens Romualdo da Assessoria Esportiva MPR e achei interessante compartilhar com vocês.

São pontos importantes para todos aqueles que estão começando a correr e vale a pena ler com bastante atenção.

Hoje publico os primeiros 3 mandamentos. Os demais estarão nos próximos posts. 
 
1 – Exames Médicos – Antes de começar a correr, é necessário que se tenha uma noção geral de seu estado de saúde. Para isso você deverá procurar um clínico geral e submeter-se a exames que poderão ajudar muito para que seu técnico possa montar sua planilha de treinamento com mais segurança.
2 – Metas – Trace metas para que seu treino tenha um propósito. Sejam elas quais forem, desde uma corrida de 5 Km até uma Maratona, se você estiver treinando para uma prova, dificilmente irá faltar nos treinos ou fazê-los pela metade. Agora se você estiver correndo sem objetivos, possivelmente quando estiver frio, chovendo, de férias ou ocorrer qualquer outra situação adversa, você irá deixar seus treinos em segundo plano. No entanto é importante que suas metas sejam factíveis, para que não se decepcione no futuro e sinta-se desmotivado.
3 – Tripé – Costumo dizer a meus alunos que para se atingir os objetivos, tanto na corrida, como em qualquer outro esporte, temos um tripé que é formado por: treinamento, sono e alimentação. Os três itens têm a mesma importância, caso um deles não esteja funcionando bem, o seu desempenho estará comprometido e uma série de outros problemas poderão vir a tona.
Autor: Rubens Romualdo
Coordenador Técnico e Personal Trainer
Fonte:
www.marcospauloreis.net

sábado, 22 de janeiro de 2011

Bolhas, a volta

Não, não se preocupem. As bolhas não voltaram. O que voltou foi o tema para o blog.

Após os comentários recebidos pelos amigos ultramaratonistas no meu último post, conclui que o assunto ainda não estava finalizado e merecia um complemento.

O Jorge Cerqueira bem lembrou do uso da vaselina ou Hipoglós como prevenção ao aparecimento das famigeradas bolhas. Na verdade, quando pesquisei o assunto para escrever o post anterior, essa sugestão apareceu diversas vezes e eu acabei não incluindo no meu texto.

Um ponto importante é que a vaselina não tem o poder de curar feridas adquiridas pelos atritos na pele. Sua função é de prevenção.

Já o Ricardo Nishizaki falou da importância de conhecer-se bem. Se você já sabe onde é mais sensível para o aparecimento das bolhas, já pode se prevenir, utilizando as dicas do post anterior e a dica dada acima pelo Jorge.

Agradeço aos dois pelas dicas dadas e convido você também a participar desse blog. Deixe seus comentários, críticas e sugestões.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Eu preferia as bolhas de sabão


Recentemente eu quase tive meus treinos sabotados por causa de uma inocente bolha. Pelos menos eu achava as bolhas inocentes até então.

Elas surgem devido ao atrito entre os pés, meias e tênis, sendo mais comum o aparecimento onde há saliência de algum osso e entre os dedos. Esse último foi meu caso recente. O ruim é que apesar da bolha, fiz um treino longo sem o devido tratamento, piorando a situação.

A bolha se forma quando uma camada de pele se desloca e enche de um líquido incolor ou avermelhado, caso haja rompimento de algum vaso.

Como prevenção, recomenda-se a escolha do tênis adequado para você, usar uma meia macia, de preferência sem costura ou com o mínimo possível e jamais usar um par de tênis novo nas provas. O uso de desodorante para os pés para diminuir o suor também ajuda, pois a umidade favorece a formação de bolhas.

A recomendação para a maior parte dos casos é não estourá-la. Apenas quando causar dor é que o líquido deve ser drenado através de um pequeno furo, feito com uma agulha descartável. Também não se deve arrancar o “teto” da bolha, que serve como proteção à pele, grave erro que cometi.

Mantenha um curativo com vaselina e esparadrapo micropore até que ela seque, o que normalmente ocorre entre uma e duas semanas. Caso surja algum sinal de infeccção, como inchaço, vermelhidão, pus ou febre, procure auxílio médico.

O ideal é que, enquanto estiver com bolhas, a pessoa fique em repouso, como em qualquer caso de ferimento. Naturalmente eu não consigo fazer isso.  Fiz os curativos, corri para o treinamento e, mesmo com bolhas, bati alguns recordes pessoais.

continua em http://blog42195.blogspot.com/2011/01/bolhas-volta.html

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Corrida Solidária

A Twittersrun, comunidade de corredores brasileiros no Twitter, lançou o TwittersRunDay Solidário, ação para ajudar as vítimas dos estragos causados pelas chuvas na Região Serrana do Rio.

A ideia é bem simples. Para cada quilômetro percorrido entre os dias 15/jan (sábado) e 18/jan (terça-feira), você faz a doação de R$ 1,00 na conta da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro. Esse valor é apenas sugerido, sendo que cada um doa quanto quiser e puder.

A conta da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro é:
     Cruz Vermelha do Rio de Janeiro
     Banco Real
     Agência 0201
     Conta Corrente 1793928-5
     CNPJ 08.560.973/0001-97

Após isso, é só registrar as doações no site da Twittersrun para que seja feita a apuração dessa ação. Até o momento de publicação desse post, já haviam sido completados 5.244 Km.

Embora não tenha corrido no final de semana, registrei os quilômetros que eu pretendia correr e já fiz minha doação. Seja solidário e participe você também dessa mobilização.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Por que é tão difícil entender um corredor?



Tradução:

Corredor: Bom dia. Desculpe o atraso mas eu estava correndo esta manhã.

Colega-mala: Quanto você correu?

Corredor: Só 24 Km hoje. Meu longão é só no sábado, vou correr de 32 a 35 Km. Corro um total de 80 Km toda semana.

Colega-mala: Você correu 24 Km de propósito? Assim, com suas pernas e pés? Eu não dirijo tanto no meu caminho pro trabalho.

Corredor: Sim, corri. Estou treinando para uma maratona.

Colega-mala: O que é uma maratona?

Corredor: Uma maratona tem 42,195 Km. Teve início em 490 a.C. quando um soldado correu de Maratona até Atenas para anunciar que haviam vencido uma batalha. Ele morreu após transmitir a mensagem.

Colega-mala: Quer dizer que a primeira pessoa a fazer isso morreu?

Corredor: Sim, ele morreu e agora centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro correm maratonas todos os anos porque é muito divertido. Você sente cãibras insanas nas pernas e não consegue andar em linha reta por dias. Você deveria experimentar.

Colega-mala: Você tem visto a psiquiatra da companhia ultimamente?

Corredor: Sim, falei com ela esta manhã. Ela é minha parceira de corridas.

Colega-mala: Então você acha que vai ganhar essa maratona?

Corredor: Sem chance. Vou demorar umas 4 ou 5 horas enquanto os vencedores vão completar em um pouco mais de 2 horas. O bom é que eu ganho uma medalha por completar a prova. Todo mundo ganha uma medalha não importa quanto tempo demoram.

Colega-mala: Isso é estúpido. Achava que só vencedores ganhavam medalhas. Então eles também dão medalhas para os perdedores? Você precisa fazer alguma coisa com a sua vida!

Corredor: Eu faço. Acordo às 5 da manhã, vou correr, venho para o trabalho, penso na corrida o dia inteiro, falo sobre corrida sempre que tem alguém pra conversar, vou pra casa e tenho uma alimentação saudável, preparo minha roupa para o dia seguinte, acordo no dia seguinte e faço tudo de novo.

Colega-mala: Ok. Tenha um bom dia. Vou conversar com o chefe sobre me mudar para outro andar longe de você, vou tomar o meu café e dizer pra todo mundo como você é idiota.

adaptado da tradução de http://satrijoe.wordpress.com/

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Νενικήκαμεν - A história da Maratona

Segundo a lenda, a Maratona se originou de uma viagem do mensageiro grego Pheidíppides em 490 a.C.
 
Quando um grande exército persa desembarcou na cidade grega de Marathónas, com a intenção de entrar em Atenas para dominá-la, os atenienses enviaram Pheidíppides para buscar ajuda. Pheidíppides correu cerca de 240 Km em dois dias até Esparta e de volta à cidade de Marathónas.

Quando ele chegou em
Marathónas, no entanto, os gregos já haviam vencido a batalha e então Pheidíppides
correu de volta até Atenas para anunciar a vitória. Quando chegou à cidade, ele gritou: “Νενικήκαμεν” (vencemos a batalha), e então caiu morto.

Apesar de imprecisa, essa é a história mais romântica que ilustra a origem da Maratona e a lenda continua viva até os dias de hoje.


Em 1896, durante os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Pheidíppides foi homenageado com a criação da prova. No início, a distância a ser percorrida era de cerca de 40 km, a mesma que separava Marathónas de Atenas.

Já em 1908, a Maratona Olímpica, realizada em Londres, havia sido definida para 26 milhas (41,6 Km) , no entanto a rainha Vitória solicitou que a linha de chegada fosse movida para que a Maratona passasse no jardim do Castelo Windsor e ela pudesse ver, a partir do conforto de sua casa real, os corredores terminarem a prova. 

O comitê organizador aferiu a distância total em 42,195 Km, que continua até hoje.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Livro: "Programa de Caminhada e Corrida”

03/11/2009. Nessa data comecei a treinar, após combinar com alguns amigos na academia o desafio de correr a Corrida de Lua em Campinas, que aconteceria quatro meses depois. Eles, infelizmente, pararam o treino antes da prova. Eu continuo até hoje.

No começo eu corria a esmo, sem nenhuma técnica ou planilha de treinamento. Procurava apenas aumentar a rodagem e velocidade aos poucos, buscando me preparar para o desafio lançado.

Algumas semanas depois, numa viagem a trabalho, fiz escala no aeroporto de Brasília. Como de costume nessas situações, parei na livraria do aeroporto para passar o tempo e eis que vejo o livro "Programa de Caminhada e Corrida" do Marcos Paulo Reis. Seria um sinal? Comprei o livro e o li praticamente todo no mesmo dia.

O livro tem planilhas de treino para quem nunca correu chegar até uma prova de 5 Km e para quem tem alguma experiência conseguir cumprir uma prova de 10 Km – essa última planilha passou a ser minha rotina de treinos a partir de então.

Além das planilhas, o livro ainda tem diversas outras informações: como perder peso com o esporte, exames, escolha do calçado e roupa adequados, alongamentos e como a boa alimentação ajuda na performance.

Se você está começando no mundo da corrida, o “Programa de Caminhada e Corrida” é altamente recomendado.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Resoluções de Ano Novo

Li um nanoconto no site cemtoquescravados que dizia: “Primeiro dia do ano. Lista de objetivos em mãos. Item um: ‘deixar a vida me levar’. Amassou o papel.”

Texto muito bem escrito, mas há algum tempo decidi que não deixaria mais a vida me levar e que eu é que deveria levar minha vida. Mais do que um jogo de palavras, uma proposta que me guia.

Agora no início de ano é natural que muita gente faça as famosas resoluções de ano novo. O ruim é que muita coisa fica apenas nas promessas.

Quantas pessoas começarão uma dieta, a malhar ou a correr, porém desistirão ainda em janeiro? Espero que esse não seja o seu caso. Estabeleça compromissos para 2011, não promessas.

Eu, naturalmente, também estabeleci alguns compromissos comigo mesmo para esse ano:

·         Correr 1.500 quilômetros, entre treinos e provas
·         Treinar em média pelo menos 3 vezes por semana
·         Participar de 12 provas ao longo de 2011
·         Melhorar meus tempos nas principais distâncias
·         Manter a busca constante do bem estar pessoal

Vou cumpri-los? Farei aqui no blog um balanço ao longo do ano. Boa sorte na conquista de seus compromissos.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Minha estreia na São Silvestre


Marílson cruzando a linha de chegada
No último dia 31 cumpri uma meta bastante antiga: correr a clássica São Silvestre.

Já desde a época do colégio, quando a corrida era rotina na educação física, eu dizia que queria participar da principal prova do país. Foram anos com muitas desculpas, faculdade, trabalho, etc, mas finalmente consegui!

Apesar de estar bastante ansioso, eu esperava muita desorganização. Muitos amigos tinha me falado dos vários problemas típicos dessa prova: cheiro ruim, excesso de gente, muito sol, muitas vezes chuva e, sobretudo, a tão temida subida da Brigadeiro. O que encontrei foi um cenário totalmente diferente.
 
Minha estreia na São Silvestre
Muita gente sim, justamente um dos fatores que fazem essa prova tão especial.  A largada é única, diversão garantida. Presença dos já clássicos personagens fantasiados. Expectadores na rua incentivando com gritos, aplausos e faixas. Alguns moradores com a mangueira jogando água para que os corredores pudessem se refrescar. Música alta nos prédios e vuvuzelas animando cada passada. Enfim, uma prova inesquecível! Até a Brigadeiro, apesar de dura, não assusta tanto assim.

A única crítica foi da entrega antecipada da medalha, mas esse é assunto para outro post.

Para ser perfeito, só mesmo se um brasileiro conseguisse novamente ocupar o lugar mais alto do podium, quebrando uma sequência de três vitórias quenianas.

O dia tinha que ser perfeito e Marílson do Santos, em 44 minutos e 03 segundos, cruzou a linha de chegada dando orgulho a todos nós brasileiros. Ficou muito perto do recorde e conquistou o tricampeonato.  E é a ele que dedico esse post. Parabéns e sucesso em 2011!!

sábado, 1 de janeiro de 2011

É dada a largada...


Sejam bem vindos ao Blog 42195!

Expectativa na largada
Meu objetivo é compartilhar aqui informações sobre corrida. Treinamentos, nutrição, medicina esportiva, provas, enfim, assuntos que possam ser de interesse de corredores amadores como eu.

Também será um espaço para que eu possa dividir minhas ideias a respeito desse esporte que conquista cada vez mais adeptos.


Mas por que Blog 42195?

Bem, 42 quilômetros e 195 metros é a distância de minha meta: correr uma maratona. Iniciei no mundo das corridas há pouco mais de um ano, período em que participei de provas de 5 Km até uma meia-maratona. O treino para a maratona exige bastante dedicação e, principalmente, muita motivação. E motivação é meu maior objetivo ao me dedicar a esse blog. Acredito que as pesquisas para elaborar os textos e a troca de informações com os leitores serão grandes fatores motivacionais.

Conto com vocês nessa minha caminhada, ou seria corrida, para alcançar essa meta pessoal.

   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...