quinta-feira, 31 de março de 2011

Correndo desde pequeno

Quando é o momento correto para entrar nos mundos da corrida?

Hoje há diversas provas direcionadas aos pequenos corredores, mas nada comparado a esse vídeo.

domingo, 27 de março de 2011

Circuito de Corrida de Rua de São Paulo - etapa Itaim

Hoje tivemos mais uma prova do Circuito de Corrida de Rua da prefeitura de São Paulo. Dessa vez a corrida foi no bairro do Itaim Paulista, extremo leste da cidade.

Uma das premissas do circuito é justamente de que as provas aconteçam, de preferência, em locais onde normalmente não se tem acesso a esse tipo de evento. Vejam o calendário completo no meu post sobre a etapa da Moóca.

Novamente, o processo de inscrição feito pela internet foi bastante tranquilo. Lembrando que as inscrições são gratuitas e limitadas a dois mil participantes.

Infelizmente, esse circuito não atrai o interesse das empresas que costumam fotografar os eventos de corrida. Então, se você quiser uma foto de lembrança, leve sua máquina.

O resultado dessa etapa e das anteriores pode ser consultada no site do evento ou no  http://www.cronoserv.com.br/.

Meus pais participaram novamente da caminhada. Segundo meu pai, que tem 65 anos, ele já começou sua coleção de medalhas!

O Sol foi um adversário nessa prova e mesmo correndo boa parte a 100% do meu batimento cardíaco máximo, terminei 29 segundos atrás do resultado da última semana. Pretendo começar um acompanhamento nesse ano, o que me ajudará, com um treino adequado, a superar cada vez mais meus limites.

Essas corridas são um excelente treino para corredores iniciantes como eu. Ainda há 23 provas ao longo do ano e espero participar de várias.

  

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sonho e realidade

"A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina."


Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil

terça-feira, 22 de março de 2011

Corra com a Mizuno em Amsterdam

Que tal virar um corredor e participar de uma prova inesquecível em Amsterdam?

A Mizuno está em busca de interessados para encarar esse desafio.

Para participar basta entrar no site http://webseriemizuno.com.br e enviar um texto contando como a corrida pode transformar a sua vida.

Os autores das 4 histórias mais incríveis farão parte da websérie da Mizuno: um programa de treinamento especial para iniciantes como eu e que terá seu grande final na capital da Holanda, Amsterdam.

O público poderá acompanhar cada passo dessa conquista através das redes sociais:  

As inscrições vão até o dia 25/03. Já fiz a minha, quem sabe minha primeira maratona seja na Holanda!

fonte: release Mizuno

segunda-feira, 21 de março de 2011

Circuito de Corrida de Rua de São Paulo - etapa Moóca

Aconteceu ontem na Moóca a primeira prova da 4ª edição do “Circuito Popular de Corrida de Rua de São Paulo”, promovido pela prefeitura da cidade. Serão realizadas 25 provas ao longo do ano, com 2.000 participantes em cada etapa. A meta da prefeitura é chegar futuramente a 31 provas, uma para cada subprefeitura.

Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, a ideia é incentivar a população para começar a se exercitar. Por essa razão as inscrições são gratuitas, realizadas nas subprefeituras ou pela internet com opção de 3,5 Km de caminhada ou corrida de 5 Km. Além disso, as provas são realizadas em diversos bairros da cidade, sempre em uma subprefeitura diferente.


Provas programadas para 2011

Eu participei de 2 provas desse circuito no ano passado (Casa Verde e Butantã) e corri ontem na Moóca, tradicional bairro paulistano onde nasci.

Em 2011 as provas passaram a ser organizadas pela Yescom, o que acabou gerando certo receio, já que essa é uma organizadora que tem sofrido várias críticas em diversas provas importantes do país. Apesar desse receio inicial, considero que a prova foi adequada, muito semelhante às do ano passado.

Mesmo sendo gratuita, a prova dispõe de todos as facilidades de corridas pagas: chip, número de peito, camiseta, kit lanche com barra de cereal e suco e a tão esperada medalha, entregue após a corrida. Alongamento pré-prova e um posto de hidratação no caminho.

A única dificuldade encontrada foi a retirada do kit pós-prova, devido às longas filas, mas que apesar de uma certa desorganização, fluíam rapidamente.

Esse foi mais um evento em família, com meu irmão e cunhada participando da corrida e meus pais da caminhada.

O circuito totalmente plano e o clima nublado ajudaram para que eu batesse meu tempo nos 5 Km, continuando assim a cumprir minhas resoluções para 2011.

terça-feira, 15 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

Teste prático: Toalha Tek Towel

Um item que ocupa muito espaço na mochila da academia é a toalha. Isso é ainda mais incômodo em viagens no estilo mochilão, outro de meus hobbies, onde uma regra fundamental é a otimização de espaço na mochila de viagem.

Para resolver esse problema, já há algum tempo que utilizo uma pequena toalha de alta absorção que comprei em uma loja de esportes. Embora ela cumpra bem seu papel, conforto não é o seu melhor atributo.

Recentemente recebi a proposta de testar um produto, a toalha Tek Towel da Sea to Summit, que é definida como uma toalha de alta absorção e de secagem rápida. Até aí nenhuma novidade em relação à toalha que já tenho. Ao fazer o teste na prática que percebi que esse é um produto diferenciado.

A toalha que recebi é de tamanho pequeno (40 x 80 cm), mas que apesar de seu tamanho reduzido, é bastante eficiente na secagem devido sua alta absorção. Ao contrário da toalha que eu já tinha, a Tek Towel tem uma textura bastante macia, exatamente como as toalhas tradicionais.

Outro ponto interessante é a embalagem da toalha, telada com fechamento por zíper. Excelente para acondicionar a toalha ou outros pequenos objetos.

Com todas essas caraterísticas, a toalha Tek Towel é totalmente recomendada.
Produto: TEK TOWEL
Marca: Sea to Summit (www.seatosummit.com.br)  - marca australiana

Características:
·    Feita em microfibra, cada quilo dessa toalha absorve até 5 Kg de água, ou seja, uma pequena toalha seca completamente um adulto.
·    Não precisa guardar molhada ou úmida, como normalmente é indicado para toalhas de alta absorção.
·    Vantagens: leve, compacta, ultra absorvente e de secagem rápida.
·    Utilizações: para depois do treino, na praia, na academia e prática para mochilões.

Onde encontrar: www.corpoperfeito.com.br

   

quinta-feira, 10 de março de 2011

Suar emagrece?

mantenha-se sempre
bem hidratado
Não. Pelo menos não diretamente.

O corpo humano é uma máquina extremamente inteligente e para seu perfeito funcionamento, é importante que seja mantida sua temperatura em torno de 36,5ºC. Sempre que algum fator externo, como temperatura ambiente ou um esforço físico, alteram a temperatura corporal, o próprio corpo se autorregula, restabelecendo a temperatura ideal.

Quando o corpo se aquece demais, a transpiração faz esse papel, como um mecanismo de refrigeração, os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo. No suor o corpo perde água e sais minerais, não gordura. Emagrecer significa perder gordura, portanto não se emagrece suando. Essa água perdida no processo deve, inclusive, ser reposta, evitando assim uma desidratação.

Então por que comecei esse post dizendo que suar não emagrece diretamente? Fiz essa afirmação, pois embora suar não emagreça, praticar uma atividade física, que acaba por muitas vezes nos fazendo suar, é fundamental para esse processo de perda de gordura. Só que isso é assunto para outra oportunidade. Até mais!

 

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Paula Radcliffe, recordisda
feminina em maratonas
Dizem que nossa vida nos dias hoje é uma verdadeira corrida. O que dizer então das muitas mulheres que enfrentam uma maratona por dia?

“A história do Dia Internacional da Mulher remonta desde 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York fizeram uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho, tais como a redução na carga diária de trabalho, de 16 para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno no ambiente de trabalho.
 
A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que depois foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.”*


Em homenagem a essas e todas as mulheres, desde 1910, no dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data deve servir de reflexão sobre os inúmeros problemas que a camada feminina ainda enfrenta na sociedade.

Nas áreas antes dominadas exclusivamente por homens, a presença feminina é cada vez mais forte. Há dez anos, havia a presença de apenas uma mulher a cada dez participantes das corridas de rua. Hoje já são 3 ou 4, ainda aquém do esperado, mas já mostra evolução. Foram até criadas corridas exclusivas para esse público, que busca cada vez mais qualidade de vida. Há pouco mais de uma semana, 5 mil mulheres participaram do Circuito Vênus, deixando a região do Jockey Club ainda mais bonita.

Uma das muitas atletas que se destacam nesse esporte é a inglesa Paula Radcliffe, recordisda feminina mundial em maratonas, com um tempo de 2h15:25 na Maratona de Londres em 2003. Tempo imbatido até hoje.

Em homenagem a todas as mulheres, é dela o vídeo que publico abaixo, mostrando a maior vitória dessa esportista na vida.


Parabéns!

Alessandro S Silva


fonte: * Agência Angola Press

quinta-feira, 3 de março de 2011

Maratona de robôs

No último final de semana aconteceu em Osaka, Japão, uma maratona diferente. Seus 5 participantes não estavam preocupados com lesões ou gasto energético, mas sim com suas engrenagens. Foi a primeira maratona disputada por robôs bípedes.

A disputa entre os dois únicos competidores que cruzaram a linha de chegada foi bastante acirrada.

Robovie-PC cumprimenta
o público

O Robovie-PC bateu o Robovie PC Lite por apenas um segundo!

Apesar do “cansaço”, os robôs finalizaram a prova acenando para a multidão que acompanhava esse momento histórico.

O circuito consistia de 423 voltas em um circuito indoor, totalizando 42,195 Km e o campeão levou 54 horas, 57 minutos e 50 segundos para finalizá-lo. Isso significa uma velocidade de 0,77 Km/h. Se eu treinar um pouco, acho que consigo bater essa velocidade...

A corrida representou um importante desafio conquistado pelos engenheiros, mas a máquina humana ainda é bem superior.



 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...